domingo, 14 de setembro de 2008

Wall.E





Ena-Ena!

Um filme que cumpriu as altas expectativas.

Não fui ver este filme antes, porque só tinha disponível a vs. Portuguesa, e estava à espera das releases DVD, para ver o original. Mas, em 6 salas, depois de todos os filmes que tenho visto, só tinha isto e o Mamma Mia à escolha. E como não gosto de ABBA, e a comédia romântica cheira-me sempre a Sábado à tarde, fui ver este maravilhoso filme.

O filme é algo parado e centrado em duas carismáticas personagens. Mas só numa primeira parte!



Wall.E lembrou-me, vá-se lá saber porquê, um Woody Allen, mas um sem a possibilidade da fala, se é que isso é possível. Último sobrevivente da equipa responsável pela limpeza do planeta terra, após os abusos ambientais, Wall.E prossegue a sua rotina de reciclagem desenvolvendo uma curiosidade que ultrapassa as suas directrizes primárias e que o levam a sonhar com um mundo, maior que o que ele concebe. É com a chegada de Eva, um Robot feminino de vanguarda, que a solidão de Wall.E se dissipa para dar lugar ao inicio de uma aventura interestelar.

A animação é tão perfeita, que a primeira parte do filme, a passada na terra, me fez duvidar se estaria a ver animação. De facto o mundo de Wall.E foi concebido com uma exactidão tão grande, que humanos e animação se mesclavam homogeneamente. E só no espaço se percebia que estávamos a ver uma animação. E uma animação tão gira...

Mas o mais interessante neste filme, talvez sejam as nuances da história. Coisas que nos deixam a pensar, sem nenhuma mensagem explicita. Consigo imaginar este filme a ser exibido em aulas de cidadania, ou até filosofia, obtendo grandes resultados didácticos e pedagógicos. E em termos de condimentos, tinha comédia, romance, ficção científica, esperança, desespero, comoção... tinha tudo o que nos faz a nós vibrar, seres humanos.

Saí do cinema com tanta alegria, que acho, de facto este filme fabuloso. Numa escala de 10, tem um bom 8.8. Aconselhado a miúdos e graúdos.

Espero agora ansiosamente pela vs. original... Iupi!







Bom, e aqui fica a curta que acompanha o filme. Espero que gostem!



Sem comentários: