terça-feira, 23 de setembro de 2008
Eu tenho o incomum hábito de ver filmes antigos. E quando me refiro a filmes antigos, não estou a falar, como muitos dos filmes de noventas, como o Silêncio dos Inocentes, ou As Loucas Aventuras de Bill e Ted. Não! Eu consigo sentar-me frente ao televisor e ver um filme a preto e branco do principio ao fim, se for um bom filme. Não me interpretem mal: eu gosto tanto como o próximo das novidades, das novas correntes, dos novos interpretes, etc., mas tenho em mim espaço para esses outros, que para alguns são bolorentos, para mim são vintage.
Este fim de semana dei comigo a passar o Sábado à noite a ver com o meu homem (com alguma relutância dele) Arsenic and Old Lace, o filme de Frank Capra de 1944. Para dizer a verdade, chamou-me a atenção porque vi o genérico em que tinha desenhado bruxinhas e gatos pretos e vassouras e pensei "um filme a preto e branco com bruxas? hummm...".
Pois bem, Arsenic and Old Lace é a historia de duas velhinhas amorosas que matam por misericórdia, e do seu sobrinho Mortimer (Cary Grant) que se acaba de casar e descobre que a insanidade corre na família ao descobrir a macabra história destas queridas serial killers que envenenam os seus visitantes. Então ele tenta internar o seu tio Teddy (um velhote excêntrico e maluco que vive com elas) que crê ser o Teddy Roosevelt para as tentar proteger, mas a noite de Halloween ainda agora começou...
Antes de mais, devo partilhar desde já o meu truque para gostar destes filmes: há que pensar que estes filmes são como peças de teatro. Se se partir deste pressuposto (o que era de facto o que acontecia, uma peça de teatro era adaptada ao grande ecrã) sei que vão gostar muito mais deste estilo.
O filme é muito giro e dei comigo a rir à gargalhada, pois este é uma comédia negra. E cheia de imprevistos, emoção, simplicidade e pura diversão.
Sei que provavelmente dos leitores deste blog, só eu vi, só eu verei este filme. Mas digo-vos: é um clássico.
Sai prejudicado por haver hoje, um mundo de filmes e milhões de horas de cinema, por comparação. Mas no seu tempo, foi decerto o melhor: 7.2/10.
IMDB
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário