sexta-feira, 30 de maio de 2008

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Forbidden Kingdom



SPOILER:

Vi ontem o este filme em detrimento do Indiana Jones, para não apanhar com a sala cheia de pessoal. Sinceramente, acho que foi uma boa opção, pois adorei o filme.

Primeiramente devo dizer que nunca tinha visto um filme de artes marciais no grande ecrã. Não que este seja um filme estritamente de artes marciais, uma vez que é cheio de pormenores cómicos, de acção e algum drama, mas há de facto algum impacto em ver as coreografias do kung-fu na tela gigante. Depois acho que fui "pescada" logo no genérico, que lembra as capas de filmes dos "seventys" destes filmes nipónicos. Acho que é logo aí que se expõe a intenção do filme: uma homenagem aos antecessores da divulgação deste estilo e uma condensação das lendas por detrás desta arte física. Ou não é à toa que se inicia o filme com um sonho aparentemente motivado por um video de "Xi you ji" ou "Monkey goes west", um clássico do estilo. Sem perceber muito de kung-fu, ou artes marciais, acho que é claro que tentam dar um ambiente das escolas desta actividade: macaco, tigre, louva-deus. E mesmo assim, ainda há a belíssima arte dos punhais, sabres, cajado. E, aquilo que me transportou aos porões com máquinas de jogos, o estilo "bêbado", magnificamente interpretado pelo Jackie Chan. E, é claro, como se trata de um mundo fantástico, muita magia. Em multifacetadas interpretações, neste filme, os actores desdobram-se para dar vida aos habitantes de um mundo paralelo na Terra Média, apanhando no meio um jovem Americano, transportado por meios isotéricos, para este mundo paralelo, fantástico e quase medieval.
Este pode não ser um filme para todos. Há sempre aqueles que não se conseguem fundar num mundo não real, muito menos imaginário, onde as leis reais, como a gravitacional, não se aplicam. Mas esses são os que não sonham, os que não desejam, os que passam pelo mundo como apenas a verdade que conhecem fosse a verdadeira. São os primeiros a perecer para o esquecimento e a se provarem errados. Este é um filme para quem se deixa levar pela imaginação e pelas sucessivas emoções fortes que o filme tenta demonstrar.